terça-feira, 16 de agosto de 2022

Objecto, Método e função da Filosofia

 Qual é o objecto de estudo da Filosofia?

No dizer dos filósofos, a Filosofia estuda todas as coisas, isto é, universo tomado na sua totalidade e é o fundamento de qualquer conhecimento. Ela estuda o valor do conhecimento, quer como pesquisa sobre o fim do Homem, quer como estudo da linguagem, do ser, da história, da arte, da cultura, da política, da ética, etc. Representa o esforço da razão teórica em conhecer o real (o ser), e a razão prática em transformá-lo. 

Portanto, filosofia engloba todas as coisas como seu objecto de estudo ( o Homem, os animais, o mundo, o universo, a arte, a religião, Deus, etc., objectos esses que constituem temáticas de estudo das outras ciências particulares), num sentido mais profundo, radical e crítico. 

Da afirmação segundo a qual a filosofia estuda todas as coisas, se infere que ela não tem objecto no mesmo sentido em que as outras ciências têm um objecto específico, isto é, um objecto determinado. Contudo, pode-se dizer que a Filosofia estuda todas as coisas, por duas razões:

Todas as coisas podem ser examinadas ao nível científico e ao filosófico, por isso, o Homem, os animais, o mundo, o universo, a arte, a religião, Deus, estudados em outras ciências particulares, também são objectos de estudo da filosofia;

O método - A filosofia tem como métodos: a reflexão (análise crítica) e a justificção lógico-racional. Convém notar que literalmente, a palavra reflexão, significa voltar a pensar o que já se pensou, o que já se viu. A expressão portuguesa que melhor traduz a palavra reflectir pode ser esta: “cair na conta de”, ou “tomar consciência de”. E só cai na conta de ou tomar consciência de, quem já esteve em contacto com tal coisa, num momento anterior. Toda a filosofia aspira a uma coerência que torna inteligíveis e admissíveis as ideias e as intuições dos filósofos, quer dizer, ela é sempre acompanhada por um esforço no sentido de estruturar racionalmente o pensamento, de um esforço que lhe garante um estatuto racional. Por isso, a filosofia é pela racionalidade. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário