O fim da 1ª Guerra Mundial (o armistício de 11de Novembro de 1918)
Observa como foi o término da 1ª Guerra Mundial.
No fim do verão de 1918 várias batalhas aconteceram. As ofensivas lançadas pelos inglese, franceses e americanos, obrigou o recuo dos alemães.
A causa das potências centrais estava perdida. Depois da retirada da Bulgária e da Turquia assim como a assinatura do armistício entre a Itália e a Áustria, os soldados e marinheiros alemães amotinaram-se e recusaram a combater.
O bloqueio causava escassez de alimentos e o povo corria o perigo de ser dizimado pela fome. Perante esta situação, os alemães encontravam-se com imensos problemas internos: revoltas, deserções, greves operárias, difusão de ideias marxistas, descontentamento geral contra a guerra.
A Alemanha ficava cada vez mais isolada, vendo aumentar o número de militares amotinados assim como as manifestações contra a guerra.
A situação alemã era muito grave, que levou a queda do monarca Guilherme II e a proclamação da República em 09 de Novembro de 1918. Na manhã de 11 de Novembro de 1918 delegados da Alemanha assinaram os papéis que punham fim oficialmente à 1ª Guerra Mundial. Assim terminava a 1ª Guerra Mundial e iniciava-se com as negociações do tratado de paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário