O Tratado de Versalhes
Observa as medidas tomadas para a Alemanha e os seus aliados no Tratado de Versalhes. Após a rendição da Alemanha, os países da Tríplice Aliança assumiram-se como vitoriosos e iniciaram um conjunto de iniciativas para regulamentar a paz. Os países vencedores reuniram-se numa conferência de paz onde prepararam vários tratados.
O mais importante foi o Tratado de Versalhes, assinado a 28 de Junho de 1919. Depois de se ser elaborado o tratado, os países vencidos foram convidados apenas para tomarem conhecimento e assumirem, já que não podiam contestá-lo.
O tratado de Versalhes constituiu uma autêntica humilhação para Alemanha porque foi considerada grande responsável pela guerra e tinha que cumprir com as seguintes penalizações:
Alemanha devia devolver à França Alsácia e Lorena, anexadas em 1871 e outros territórios à Dinamarca;
Alemanha perdia todos os territórios conquistados na Europa ricos em terras férteis, carvão e do zinco;
A Alemanha foi proibida de ter submarinos, artilharia pesada e aviões militares;
Perde as suas colónias conquistadas no Sudoeste africano e na África Oriental e são partilhadas pela França, Inglaterra, Bélgica, Portugal e Japão no oriente;
O serviço militar obrigatório foi proibido e o efectivo militar reduzido; foi obrigada a pagar elevadas indemnizações que atingiram a soma de 123 biliões de marcos em 1921;
Por último, a Alemanha e seus aliados foram responsabilizados por todas as perdas e danos sofridos pelos governos da Entente e seus cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário