A conferência de Paris e o Tratado de Versalhes
i. A conferência de Paris
Quais foram as potências que tomaram as principais decisões nesta conferência?
Terminada a guerra, os países vencedores reuniram-se numa conferência em Paris (França), em Janeiro de 1919. Estavam presentes os representantes de 27 países ou Estados (aliados) que tinham participado na guerra ao lado da Tríplice Entente.
Mas as decisões importantes foram tomadas pelos países vencedores da 1ª Guerra Mundial e os países vencidos não foram convidados. A conferência de Paris reuniu-se para elaborar uma ordem de trabalho que garantisse uma paz duradoira e derrubar o mais depressa possível o poder dos sovietes na Rússia e não permitir a experiência da Rússia se repetisse em outros locais do mundo.
Nesta conferência participaram 30 representantes dos países, mas as quatro potências são as que tomaram as principais decisões: EUA (Woordrw Wilson), Inglaterra (Lloyd George), Itália (Orlando) e França (Clemenceau).
A Rússia esteve ausente neste encontro apesar de ter jogado um papel importante nas operações militares durante a guerra.
ii. O Tratado de Versalhes
Observa as medidas tomadas para a Alemanha e os seus aliados no Tratado de Versalhes. Após a rendição da Alemanha, os países da Tríplice Aliança assumiram-se como vitoriosos e iniciaram um conjunto de iniciativas para regulamentar a paz. Os países vencedores reuniram-se numa conferência de paz onde prepararam vários tratados.
O mais importante foi o Tratado de Versalhes, assinado a 28 de Junho de 1919. Depois de se ser elaborado o tratado, os países vencidos foram convidados apenas para tomarem conhecimento e assumirem, já que não podiam contestá-lo.
O tratado de Versalhes constituiu uma autêntica humilhação para Alemanha porque foi considerada grande responsável pela guerra e tinha que cumprir com as seguintes penalizações:
Alemanha devia devolver à França Alsácia e Lorena, anexadas em 1871 e outros territórios à Dinamarca;
Alemanha perdia todos os territórios conquistados na Europa ricos em terras férteis, carvão e do zinco;
A Alemanha foi proibida de ter submarinos, artilharia pesada e aviões militares;
Perde as suas colónias conquistadas no Sudoeste africano e na África Oriental e são partilhadas pela França, Inglaterra, Bélgica, Portugal e Japão no oriente;
O serviço militar obrigatório foi proibido e o efectivo militar reduzido; foi obrigada a pagar elevadas indemnizações que atingiram a soma de 123 biliões de marcos em 1921;
Por último, a Alemanha e seus aliados foram responsabilizados por todas as perdas e danos sofridos pelos governos da Entente e seus cidadãos
Nenhum comentário:
Postar um comentário