quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Consequências da 1ª guerra Mundial para Europa e para África

 Consequências da 1ª guerra Mundial para Europa e para África

 O facto de a África estar sob dominação colonial acabou sendo envolvido na 1ª Guerra Mundial, o que contribuiu para que sofresse as consequências da mesma. 

A nível social 

Desemprego e miséria; crescimento sindical e das greves operárias; afirmação laboral das mulheres e dos operários; enriquecimento dos empresários; empobrecimento da classe média e aumento da emigração. 

A nível económico  

Decréscimo em todos os sectores de produção, encarecimento do custo de vida (inflação); perda do Mercado pela Europa a favor dos EUA; a Europa passou de credora a devedora dos EUA; desenvolvimento industrial de algumas colónias; endividamento dos Estados; desvalorização das moedas europeias, valorização do dólar americano, dívida externa em elevados países europeus. 

A nível político 

Fim das monarquias militaristas da Áustria, Alemanha, Rússia e Turquia; Nova carta política da Europa – novas nações; alterações das fronteiras; extinção de várias monarquias; aumento do número de países governados por repúblicas; afirmação das democracias liberais e consolidação do sistema democrático e parlamentar. 

Será que a 1ª Guerra Mundial teve algum significado histórico? Sim, teve. 

Leia atenciosamente. 

O significado da 1ª Guerra Mundial A 1ª Guerra Mundial (1914-1918) foi um marco que sinalizou a história contemporânea do século XX. Ela foi o primeiro conflito militar entre todas as grandes potências industriais e capitalistas do mundo; mostrou que a paz não é um bem adquirido, em nenhuma circunstância; demonstrou que o crescimento económico dos países nem sempre se traduz numa situação de paz e estabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário