quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

As Fases da Primeira Guerra Mundial

O decurso I Guerra Mundial: as fases da guerra

A 1ª Guerra Mundial decorreu em três fases. Observa como cada fase decorreu! 

1ª Fase – Guerra de movimentos ou guerra relâmpago (1914) 

 A guerra de movimento decorreu entre Agosto e Novembro de 1914 e caracterizou-se pelo avanço rápido das tropas alemães. A Alemanha traçou um plano considerado Schlliffen que consistia em uma guerra relâmpago que durasse pouco tempo; derrotar rapidamente dois dos seus inimigos (Inglaterra e França); atacar a França, invadindo a Bélgica num movimento rápido e imprevisto e concertar em duas frentes – Ocidental contra a França e Oriental contra a Rússia. 

O plano Schlieffen da Alemanha (invasão ao território belga) Este plano teve êxito no inicio, uma vez que em pouco tempo o exército alemão chegou nas proximidades de Paris, tendo saído vitorioso nos primeiros combates com as tropas russas. O mesmo plano veio a fracassar devido a intervenção do exército francês, comandado por general Joffre na batalha de Marne em Setembro de 1914 que conseguiu travar o seu avanço; a chegada do inverno também deteve o avanço alemão ao território Polaco. 

2ª Fase – Guerra de posições ou guerra das trincheiras (1915-1917) 

Decorreu de Novembro de 1915 a Março de 1917. Cada bloco defendia as suas posições e tentava impedir o avanço do outro. As tropas de cada um dos lados na terra uma extensa rede de abrigos e valas, as trincheiras numa linha contínua de um lado do outro. Os dois lados aperfeiçoaram o armamento: submarinos, tanques de guerra, aviões de combate, granadas de mão, gás tóxico, canhões e metralhadoras. 

A entrada dos EUA na guerra: razões e o seu significado 

Sabe que motivo levou os EUA a entrarem para a 1ª Guerra Mundial? Acompanhe! 

A Alemanha querendo romper o bloqueio marítimo a que estava sujeita e impedir o abastecimento feito pelos americanos aos aliados, colocou os seus submarinos ao longo do Atlântico. Os EUA entraram para a guerra em 1917 quebrando a sua neutralidade porque os alemães ao iniciarem a guerra submarina, atacaram os navios mercantes dos EUA que abasteciam de alimentos e armamentos aos aliados, sobretudo, com o afundamento do seu transatlântico Lusitânia e do navio Vigilentina e ameaçados os seus interesses económicos, declararam guerra à Alemanha (potências centrais da Tríplice Aliança). 

Lusitânia americana afundando depois do ataque alemão A entrada dos EUA na guerra significou o reforço do bloco dos aliados e viragem do curso da guerra e vitória dos aliados. 

3ª Fase – Retorno à guerra dos movimentos (1917 e 1918) 

Decorreu nos anos de 1917 e 1918 e caracterizou-se pelo retorno à guerra dos movimentos. Vários acontecimentos contribuíram para a guerra tomar novos rumos a destacar: a eclosão da revolução russa e a consequente retirada da Rússia foram decisivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário