quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Razões que levaram a Rússia a sair da 1ª Guerra Mundial

Razões que levaram a Rússia a sair da 1ª Guerra Mundial 

Devido as sucessivas perdas humanas e materiais nas batalhas e, a nível interno, as contestações contra a guerra, fome e miséria e o impacto da Revolução Socialista de 1917, os Bolcheviques sentiram a necessidade de retirar a Rússia da guerra, assinando em Março de 1918, o Tratado de Brest-Litovsk firmando a paz com os alemães. 

Com, a saída da Rússia na guerra, renunciava à posse da Finlândia, das regiões do Báltico, da Polónia e reconhecia a autonomia da Ucrânia. 

A retirada da Rússia da 1ª Guerra Mundial modificou significativamente o anterior equilíbrio das forças na medida em enfraqueceu a Frente Oriental, por um lado, e, por outro, deu outra movimentação à própria guerra.

Significado da saída da Rússia da guerra 

Será que esta saída da Rússia na guerra teve alguma importância?

 Leia atentamente para compreender a importância/significado da saída da Rússia na guerra. 

A Revolução Socialista de Outubro que pressionou a retirada da Rússia da guerra teve grande significado não só no interior da Rússia que se viu livre das hostilidades da guerra, como também no mundo inteiro, sobretudo no mundo colonizado, na medida em que mostrou o caminho para acabar com o capitalismo através da revolução; introduziu um novo modelo político, económico e social (o socialismo), despertou os movimentos de libertação nacional na África, Ásia e América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário