As formas de exploração económica: o papel das companhias monopolistas
As potências europeias para melhor explorarem as suas colónias adoptaram o sistema do uso de companhias.
Instalada a administração colonial em África passou-se a fase seguinte: o aproveitamento dos espaços, a exploração da riqueza e a utilização da mão-de-obra africana nos projectos coloniais.
A fase mais avançada do capitalismo fez-se sentir em África pelo domínio de poderosos grupos económicos que dirigiam as companhias monopolistas - sociedades que detinham o monopólio de certos produtos, tinham muito dinheiro e pretendiam investir para aumentar seus lucros.
Os governos europeus usaram as companhias monopolistas para explorar as suas colónias. Por este sistema, as companhias privadas eram concedidas partes de territórios africanos para explorar seus próprios recursos em nome das potências colonizadoras. Deste modo, as companhias contribuíram para a estabilização do sistema colonial porque asseguravam a pacificação nos seus domínios e ao mesmo tempo exploravam os recursos minerais e a força de trabalho. Esta foi uma tentativa de os europeus explorarem de forma barata o continente africano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário